Elaboração do Blog Inclusão Jurídica
SIM
Entre PRINCIPAL e SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA.
O fato, que ele não aceitaria o comando, alegrou os participantes da ação.
Entre PRINCIPAL e SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA
Nós, que somos seres racionais, estamos sendo aprisionados às máquinas.
Entre SUBORDINADAS ADVERBIAIS, E PRINCIPAL. (E VICE-VERSA)
Se eu pudesse, faria você feliz.
Eu faria você feliz, se pudesse.
Entre COORDENADAS ASSINDÉTICAS
Lavrou a terra, plantou a semente, colheu.
Entre COORDENADAS SINDÉTICAS
Todas as pessoas foram assaltadas, mas a polícia não apareceu, a insegurança continuou, pois, geral.
NÃO
Entre PRINCIPAL e SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS (exceção: APOSITIVA)
Depois da reclamação, foi necessário que eu enviasse a escritura.
Entre PRINCIPAL E SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA
Os professores que viviam sozinhos despertaram desconfiados.
OBSERVAÇÕES:
- O uso da vírgula antes da conjunção coordenativa ´´E``:
A) será opcional, se os sujeitos das orações forem diferentes.
- Os carros estavam estacionados, e a rua ficara carregada.
B) será obrigatória, quando, por motivos estilísticos, usar-se o ´´E`` repetidas vezes.
- E alcança as escadas, e avança, e indica a direção, e troca os degraus.
- A pontuação usada para as orações reduzidas é a mesma empregada para as orações desenvolvidas.
- Sendo necessário, faremos as colocações.
- É necessário buscar outros caminhos.
PRINCIPAIS USOS DE:
PONTO E VÍRGULA
DOIS PONTOS
RETICÊNCIAS
TRAVESSÃO
ASPAS
1- Ponto e Vírgula:
· Entre grupos de coordenadas que possuam sentidos contrários.
Os mais velhos ouviam e aplaudiam a idéia; os mais jovens a repudiavam e lutavam contra ela.
· Entre coordenadas já marcadas por vírgulas.
Era, com certeza, um cavalheiro; sabia, pois, perder com elegância.
2- Dois Pontos:
· Precede citação alheia.
- É como disse o poeta: ´´ um é pouco, dois é bom, três é demais...``
· Precede enumeração, esclarecimento.
Sentiu dentro de si um alvoroço: era a presença da moreninha.
Havia muita expectativa: o prazer da viagem, a novidade do idioma estrangeiro, a possibilidade de novos amores.
3- Reticências:
· Traduzem hesitação, censura, suspense, silêncio.
Aquilo acontecera logo com ele...
Empurram a porta... Há uma vela sobre o banco... A sombra invade o aposento... Seria bom viajar ... Não... Seria fraqueza...
· Marcam citações alheias.
´´... é verdade que estamos morrendo todos os dias, insensivelmente...`` (Cecília Meireles)
4- Aspas:
· Marcam desvios da língua padrão.
O casal, os móveis, o ambiente, tudo era ´´barango``. ( gírias).
Naquela época, ´´os brotos`` já gostavam de emoções fortes. (expressões em desuso)
Instituí-se no poder o ´´day off`. (estrangeirismo).
· De bar em bar, os cariocas, ´´trabalham`` o ano todo.
5- Travessão:
· Introduz a fala direta do personagem.
Perguntou ao chofer:
- Sabes onde mora a Fernanda?
· Quando duplo, destaca expressões.
Imaginava - com uma mistura de orgulho e alarma - o barulho que se faria quando descobrissem a sua fuga.