sexta-feira, 29 de julho de 2011

Crase: fácil e rápido



A crase é a responsável por grande parte dos erros de português cometidos na escrita. A maioria das pessoas tem, mais do que tudo, medo desse acentozinho cuja única função é facilitar a compreensão do que se quer dizer.
Esta pequena página visa demonstrar que as regras para o uso da crase são extremamente simples e que os erros na sua colocação podem ser eliminados com toda a facilidade. Para isto, tudo o que a pessoa que está escrevendo deve fazer
é formular duas ou três perguntas-chave e raciocinar durante algumas frações de segundo.

Tem crase ou não tem? Se você tem uma dúvida em alguma frase específica, vá direto a este teste simples e rápido.
Conheça a crase

A crase surge quando uma preposição a se une a um artigo a.
Por exemplo: o verbo "ir" exige a preposição a (quem vai vai sempre a algum lugar). 
Se, logo a seguir, vier um substantivo precedido de um adjetivo masculino, como "o banco", temos: "Eu vou a + o banco", ou "Eu vou ao banco".
Porém, se o substantivo for feminino, como "a praça", temos: "Eu vou a + a praça", ou "Eu vou aa praça". Sempre que ocorre "aa", transformamos essa partícula em "à".
Na grande maioria dos casos, quem está escrevendo pode tirar a dúvida sobre o uso da crase substituindo a palavra após o a em questão por uma palavra masculina.
Assim, se eu não sei se "Esse objeto pertence a(à) loja" leva crase, devo apenas substituir "loja" por uma palavra masculina, como: "Esse objeto pertence ao museu". Se temos ao, isso significa que há uma preposição a mais um artigo masculino o. Logo, no feminino, temos a mesma preposição a com um artigo a. Portanto, essa frase leva crase.
Daí podemos concluir algumas regras básicas:
  • nunca há crase antes de uma palavra que não seja um substantivo
  • nunca há crase antes de uma palavra masculina
Existem ainda alguns casos especiais.
  • Os pronomes demonstrativos "aquele(s)", "aquela(s)" e "aquilo" podem levar crase se são precedidos de preposição. Assim, tanto "Vou devolver o objeto àquela loja" quanto "Vou devolver o objeto àquele museu" levam crase, já que a preposição exigida por "devolver" (quem devolve devolve alguma coisa a alguém) se une à letra a inicial de "aquele(s)", "aquela(s)" ou "aquilo".
  • Horas levam sempre crase (às 10 horas).
  • Medidas de distância não levam crase (daqui a 100 metros).
  • Fazer algo à Fulano (por exemplo, uma receita culinária) leva crase. Na verdade, essa expressão corresponde a "à moda de Fulano".
Obs.: Atenção ao fazer o "truque" de mudar a palavra após a crase para o masculino. Pode ocorrer de o a em questão continuar sendo a, não mudar nem para ao nem para o. Isso significa que o a é preposição, mas não há artigo. Por exemplo: "Ele se dedica a atividades comerciais". Se trocarmos "atividades" por uma palavra masculina - "Ele se dedica a produtos comerciais" -, vemos que esse a é o pronome exigido pelo verbo "dedicar(-se)", mas que não há qualquer artigo antes de "atividades" ou "produtos". Nesse caso, obviamente, não há crase.
Finalmente, atenção! Não confunda o a, com ou sem crase, com , do verbo haver, como em "Ele se mudou  dez anos".

Se o texto acima estiver confuso ou caso você ainda tenha dúvida em alguma frase específica, passe pelo seguinte teste para comprovar se um a leva crase ou não. É só ter em mente a frase problemática e ir respndendo "sim" ou "não".

2 comentários:

  1. Nossa, que maneira esclarecedora de se explicar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Na postagem " "Ele se dedica a atividades comerciais". Se trocarmos "atividades" por uma palavra masculina..." -

    Bastava dizer que não se usa crase antes de palavras no PLURAL quando "a" estiver no SINGULAR. Ex: Vou a feiras, a praias, a discotecas, etc. Certo?

    ResponderExcluir