quinta-feira, 28 de julho de 2011

USO DA VÍRGULA ENTRE ORAÇÕES DE PERÍODO COMPOSTO

Elaboração do Blog Inclusão Jurídica


SIM    

Entre PRINCIPAL e SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA.

O fato, que ele não aceitaria o comando, alegrou os participantes da ação.

Entre PRINCIPAL e SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA

Nós, que somos seres racionais, estamos sendo aprisionados às máquinas.


Entre SUBORDINADAS ADVERBIAIS, E PRINCIPAL. (E VICE-VERSA)

Se eu pudesse, faria você feliz.
Eu faria você feliz, se pudesse.


Entre COORDENADAS ASSINDÉTICAS

Lavrou a terra, plantou a semente, colheu.
Entre COORDENADAS SINDÉTICAS

Todas as pessoas foram assaltadas, mas a polícia não apareceu, a insegurança continuou, pois, geral.

NÃO

Entre PRINCIPAL  e SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS (exceção: APOSITIVA)

Depois da reclamação, foi necessário que eu enviasse a escritura.

Entre PRINCIPAL E SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA

Os professores que viviam sozinhos despertaram desconfiados.

OBSERVAÇÕES:

- O uso da vírgula antes da conjunção coordenativa ´´E``:
A) será opcional, se os sujeitos das orações forem diferentes.
            - Os carros estavam estacionados, e a rua ficara carregada.
B) será obrigatória, quando, por motivos estilísticos, usar-se o ´´E`` repetidas vezes.
            - E alcança as escadas, e avança, e indica a direção, e troca os degraus.

- A pontuação usada para as orações reduzidas é a mesma empregada para as orações desenvolvidas.
            - Sendo necessário, faremos as colocações.
            - É necessário buscar outros caminhos.

PRINCIPAIS USOS DE:

PONTO E VÍRGULA
DOIS PONTOS
RETICÊNCIAS
TRAVESSÃO
ASPAS

1- Ponto e Vírgula:

·      Entre grupos de coordenadas que possuam sentidos contrários.
     Os mais velhos ouviam e aplaudiam a idéia; os mais jovens a repudiavam e lutavam contra ela.
·      Entre coordenadas já marcadas por vírgulas.
     Era, com certeza, um cavalheiro; sabia, pois, perder com elegância.

2- Dois Pontos:
·      Precede citação alheia.
   - É como disse o poeta: ´´ um é pouco, dois é bom, três é demais...``
·      Precede enumeração, esclarecimento.
     Sentiu dentro de si um alvoroço: era a presença da moreninha.
     Havia muita expectativa: o prazer da viagem, a novidade do idioma estrangeiro, a possibilidade de novos amores.

3- Reticências:
·      Traduzem hesitação, censura, suspense, silêncio.
     Aquilo acontecera logo com ele...
     Empurram a porta... Há uma vela sobre o banco... A sombra invade o aposento... Seria bom viajar ... Não... Seria fraqueza...
·      Marcam citações alheias.
´´... é verdade que estamos morrendo todos os dias, insensivelmente...`` (Cecília Meireles)

4- Aspas:
·      Marcam desvios da língua padrão.
     O casal, os móveis, o ambiente, tudo era ´´barango``. ( gírias).
      Naquela época, ´´os brotos`` já gostavam de emoções fortes. (expressões em desuso)
      Instituí-se no poder o ´´day off`. (estrangeirismo).
·      De bar em bar, os cariocas, ´´trabalham`` o ano todo.

5- Travessão:
·      Introduz a fala direta do personagem.
     Perguntou ao chofer:
     - Sabes onde mora a Fernanda?
·      Quando duplo, destaca expressões.
      Imaginava - com uma mistura de orgulho e alarma - o barulho que se faria quando descobrissem a sua fuga.

 

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